segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Karate Transforma o Homem


O Karatê Transforma o Homem
O Prof. Assistente da cadeira de psicologia na Universidade RYUKYU, Okinawa, Japão, Tamotsu Nakamura em pesquisas realizadas chegou a conclusão que o karateca leva vantagens sobre o homem comum.
Inicialmente, ainda quando estudante na Universidade de Komazawa, começou a pesquisar com praticantes do Zen Budismo. Ao ingressar na Ryukyu como professor, seu trabalho foi prejudicado, pois havia no local raros praticantes do Zen. Daí passou a trabalhar com karatecas. A pesquisa junto aos zenistas e posteriormente com os adeptos do Karate se ateve a Três aspectos: Físico, mental e a regularização da respiração. Na mesma época, três outros cientistas estavam pesquisando, nos Estados Unidos, um grupo de karatecas, mas especificamente sobre a capacidade de quebra de sólidos de cimento. Porém pelo que se tem noticias de maneira prática e abrangente, apenas, o Prof. Tamotsu chegou a importantes conclusões dentre as quais podemos destacar:
1) O karateca desenvolve um autocontrole excepcional.
2) Sua Saúde mental e física é invejável, dificilmente sujeito o Stress.
3) É empreendedor, metódico, organizado, apresenta grande capacidade de adaptação e se preocupa constantemente em aperfeiçoar o caráter e elevar o espírito.
Na Tensão, Relaxa
Usando de aparelhos ultra-modernos, aquele cientista descobriu que durante os treinos o cérebro emite ondas mais rápidas e depois dos exercícios a vibração mental torna-se mais lenta, a pulsação aumenta, músculos e tendões ficam tensos. Percebeu ainda que o karateca quando está se exercitando sua respiração é comprida e lenta, entrecortada por respirações curtas, coordenando-se, perfeitamente, com os movimentos do corpo. Concluiu ainda que, mesmo sem perceber, os órgãos, que trabalham inconscientemente, são controlados pelo karateca que adquire tamanho poder de concentração que nada o distrairá do que estiver fazendo.
Tamotsu encerra seus trabalhos, lamentando que no karate, atualmente só vem sendo divulgado como esporte e não como arte marcial, substimando-se outros aspectos culturais, que muito contribuem para o desenvolvimento e aperfeiçoamento daqueles que praticam. Faz elogios e agradece aos grandes mestres do passado, de todos os estilos, que são os responsáveis pela elaboração do Karate moderno, proporcionando a propagação e engrandecimento da Ilha de Okinawa entre todos os países do mundo.

KARATE, SÓ QUEM PRATICA SABE A FORÇA QUE TEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário